segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ruínas Mayas de Chichen Itzá


A Piramide Maya

O caminho feito de Playa del Carmen até Chichen Itzá durou cerca de 3 horas, saimos do estado de Quintana Roo, que é a Riviera Maya, para ir para Iucata. 


Foi possivel conhecer mais uma maravilha do Império Maya, o famoso império de Chichen Itzá. O nome significa: a boca dos cenotes. Cenotes sao olhos de água doce, envolvidos por pedra, como um oco no meio da terra.  
Ela foi uma das grandes cidades da cultura Maya, nos anos de 435 e 455 a.C e foi o centro da cultura Maya.  


 Essa piramide era chamada tambem de Castelo. Ela tem 60 metros de lado e 24 metros de altura. 

A piramide é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Ela esta dividida em 9 grandes partes, e muitos degraus. Nos dias 21 de marco e 21 de setembro, olhada de um angulo especifico, a serpente desenhada no inicio da escadaria reflete o sol, e te dá a impressao de que a serpente esta em movimento, subindo a piramide, até o topo, como a serpente da Kundaliní. O guia nao se aprofundou na explicacao, e eu tambem nao achei na internet. Fiquei bastante curiosa em saber mais em que eles acreditavam, e porque essa serpente sobe. Em um outro momento da visita, o guia tambem citou que a primeira rainha de Chichen Itzá era mulher. 

Super companheiras de viagem

Nosso guia, sensacional! Ingles perfeito, a melhor experiencia de guias que já tive.

Aqui esta o Templo dos Guerreiros. Chichen Itzá chegou a ter 25km de extensao na totalidade e auge do seu império.


Os Mayas deixaram vestigios de que faziam oferendas de seres humanos para os Deuses. Sabemos que muitas civilizacoes antigas o faziam, algumas com muito sofrimento. Os Mayas dao indícios de que nao gostavam de fazer sofrer as pessoas sofrerem, tirando o coracao de uma pessoa em 49 segundos e oferecendo aos Deuses. Esse é o tempo que aguenta um coracao vivo, fora do corpo humano.

Eles desenhavam sua propria realidade. Aqui é uma amostra da parede onde está localizado o grande campo aberto, envolto por duas paredes enormes onde eles jogavam o: juego de pelota. Utilizado para resolucao de problemas: os Mayas nao faziam guerra entre si mesmos. Quando tinham algum problema para resolver, faziam uma partida de Pelota. Era um homem contra o outro, jogavam com uma bola como se fosse soft ball, e quem perdesse tinha a sua cabeca cortada. 



El Juego de Pelotas

Juego de Pelotas

A visita aos Cenotes Sagrados dos Mayas


Coisa linda, se fosse menos turistico seria melhor. 


Conta a historia que alguns Mayas eram lancados no Cenote para ver se sobreviviam a queda. Se sobreviviam eram considerados sagrados e poderiam ser reis do império. Como ninguém sobrevivia, um rei ficou tomando conta do império por muito tempo! 



O povo que existe e que vive de turismo na Zona de Iucatan

Rayssa, Wanessa e eu, num dia agradavel turisteando pela cultura Maya. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário