domingo, 27 de janeiro de 2013

Museu Soumaya

Museu Soumaya 

A vista de fora
O famoso trapézio em movimento, de estrutura brilhante e prateada. O segredo desse museu, começa por fora. Lembrando que: a arte está nos olhos de quem a ve, talvez, voce possa nao ver nada demais nessa foto, mas para mim, ela é simplesmente incrível. Ele foi desenhado pelo arquiteto mexicano Fernando Romero e esse desenho tipo colméia é uma junçao perfeita de 16 000 placas de alumínio brilhantes que parecem flutuar sobre a superfície. 

Podendo ser comparado ao museu da Oca em Sao Paulo (para que seja possivel ter idéia da dimensao) ele é um banho de modernidade, limpeza, cuidado e luxo.
Ele tem mais de 60 000 obras de arte, 6 pisos e 6000 metros quadrados. 

Um agradecimento ao nada correto Sr. Carlos Slim, mexicano, capitalista extremo e homem mais rico do mundo, pelo acervo de peças incríveis numa área construída por ele, bem como a manutençao explendida do lugar e de acesso gratuíto. 

Venham para a visita, emocionada, ao museu Soumaya. 

O ultimo andar: o primeiro a ser visitado, para ir baixando pelo caracol. Um ator, diante de uma obra prima de Rodin. 

Rodin

O explendido Salvador Dali

O Relógio, de Salvador Dali

Os elefantes sao contagiosos (...).
Paul çEluard (1895-1952) e Benjamin Péret (1899-1959) - Poetas surrealistas franceses

Eu nao lembro mais o que estava escrito, só sei que sentei pra admirar.

Dali, o surrealista.

Venus espacial ou venus celeste. Demonstra uma sensualidade que se ve impedida de ser pelo corte abdominal a divide entre intrauterino e o exterior. E a sensualidade que se bloqueia pelo aparecimento das formigas, que eram representadas pelo artista como simbolo do horror e da putrefaçao. 

A mulher em chamas - Salvador Dali
Eu quero essa na minha casa! 
As gavetas representam os espaços fechados no interior do ser humano, desejos irracionais. As estacas sao necessárias para segurar a mulher, porque a ardencia dela, a faz derreter a si mesma.

 E por puder, ela tampa o rosto. Ela é o extasi. 

Ó Alice no país das maravilhas e encantos de Dalí. - Intitulada: Alice no país das maravilhas.


A onda, do artista Camille Claudel, frances. 

Esta escultura encantadora de Dali representa o físico Albert Einsten e sua maça - contrariada pela gravidade, nessa escultura a teoria do físico nunca será comprovada. 

Interagindo com Dalí

Ser pensante - de Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna

Os rostos dos criadores.

As formas e atitudes de um ser humano revelam necessariamente as emoçoes de sua alma. O corpo expressa sempre o espírito do que esta em volta. E para o que sabe ver, o nudismo é o significado mais rico. - Rodin.

A galeria de estátuas

Esse foi um estudo para fazer a Íris, mensageira dos Deuses. Na mitologia clássica, Íris a filha de Taumante e Electra é irma das Arpías (cabeça de mulher em forma de ave). E a personificaçao dela é o arco-ìris simbolo da uniao entre o céu e a terra e que promove a uniao entre mundo dos deuses e mundo dos homens. Na escultura, um corpo contorsido de uma maneira quase impossível que quer mostrar ao expectador o centro sublime da vida. - Rodin.

O salao, Rayssa e eu.

Rodin

Miró

Monet. Claude Monet (1840-1926)
`A nuvem que passa, a brisa que refresca, o corpo que ameaça e que cai, o vento que sopra bruscamente, a luz que termina e renasce, e tantas outras coisas imperceptíveis para os olhos dos profanos...` sobre Paisagem en Giverny


Manuscrito do livro O Profeta de Khalil Gibran

Visitando Van Gogh

Vicent Van Gogh


Mais um do nosso querido Miró

Dali, uma das 8 réplicas existentes no mundo.

A Bailarina de Dali

Um dia mais que rico! Companhia agradável, tarde cultural na Cidade do México. 

Um comentário: