segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Museu da Tequila e Mescal

Na famosa praça Garibaldi, no coraçao pulsante da Cidade do México, está o Museu da Tequila e do Mescal.


Praça Garibaldi: único lugar dentro da República dos Estados Mexicanos onde era permitido beber na rua. Tornou-se um problema devido as alteraçoes geradas nas pessoas pelo efeito do alcool, como brigas e violencia, e agora, como dizem: ela perdeu a graça.

Apresento a graciosa Praça Garibaldi.



As plantas atrás sao os Agaves tequilana - planta da qual se origina a Tequila. Essa espécie é invariavelmente o Agave azul, pois de nenhum outro se extrai a original Tequila Mexicana, somente os dessa espécie.





A praça famosa por seus Mariaches, exibia uma centena deles! 


Os outros Agaves (nome cientifico dado a planta que se parece com uma babosa), se faz uma bebida que se chama Mezcal, originalmente mexicana também. O Mezcal é mais apreciado que a tequila aqui no méxico e tem preços elevados. Os agaves mezcaleiros demoram cerca de 7 a 30 anos para atingir o seu ponto de madurez. Assim, quanto mais tempo esse processo demora, e de acordo com o processo industrial da bebida, mais valor se agrega ao produto final.




Existem muitos derivados dos agaves: o mezcal costuma ser característico pelo lagarto da planta que vai de presente no fundo da garrafa da bebida. Reza a lenda que quem toma o ultimo gole, come o bicho! Delicinha né! O Mezcal vem identificado por códigos que identificam sua categoria. Sao inúmeros, alguns exemplos sao: JO para um mezcal jovem, RE para repousado e por ai em diante.








Tem os lagartos brancos e os vermelhos, e eles sao vendidos nas feiras típicas da cidade, por gramas.





A produçao dessas bebidas só é permitida dentro dos estados do mexico certificados pelo governo e orgao que regulamentariza a qualidade e originalidade do produto. Assim que, Tequila e Mezcal, só devem ser produzidos no méxico.






Tirando dúvidas

Mescalina nao tem nada a ver com o Mezcal. Mescalina é uma substancia com efeitos alucinógenos produzidos pela ingestao do cacto Peyote ou Sao Pedro. Esses cactos sao encontrados com facilidade na regiao do Perú e Equador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário