terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os Gigantes de Tula

 Os Atlantes de Tula

O termo atlante, em arquitetura, refere-se a um tipo de coluna onde se apresenta a forma esculpida de um homem.

TULA
Tula foi uma das cidades mais importantes do México antigo. Teve uma longa vida de mais de quatro séculos e, por volta de 1100 dC, foi uma metrópole com 16 km² de extensão e cerca de 40 mil habitantes. Foi composta por terraços, pirâmides, praças, palácios, canais de irrigação e drenagem, ruas, calçadas, escadarias, pontes e templos. Lutas internas por poder, seguido de invasões, decretaram o fim da cidade. Seu apogeu ocorreu entre 900 e 1200 dC..








As estátuas representam guerreiros toltecas, com seu uniforme formado por peitorais (em forma de mariposa), facas e outras armas, que os distinguiam como militares de alto padrão.
Já as pilastras com relevos trazem em seus grifos, nomes de reis e governantes de Tula. O que tem o grifo em forma de Serpente Emplumada, acredita-se ser o rei sacerdote Topilzín Quetzalcóatl.

Rayssa (Brasil), Mariano (Italia), eu e Lisa (Finlandia)

Suas duas pirâmides – visíveis de qualquer ponto da cidade – estiveram ornamentadas com esculturas gigantescas e baixos relevos policromos.
Lisa, eu e Carlos (Colombia)


 Cactus - Nopal
Carlos, Lisa e eu.


Rayssa correndo do grilo que a Lisa queria mostrar pra ela. Ao fundo, eu e Carlos conversando.

 Lindo!

Da parte: we are young!


 Playground for kids no muro das serpentes. As estruturas de ferro sao horrorosas, mas serviu pra gente fazem umas acrobacias!


Foto de Oitava Serie!! =) Faltou a foto de estrela com os dedos! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário