quarta-feira, 18 de abril de 2012

Arica e Santiago!


Cusco – Tacna
Com um custo de 60 soles, viajei 16 horas dentro do Perú até a fronteira com o Chile, a cidade de Tacna. Perguntei a alguns peruanos o que havia para fazer ai, e só me disseram que é bom pra comprar coisas baratas, porque  como é fronteira, como toda cidade de fronteira, existem as ilegalidades e se pode comprar tudo a um preço mais baixo. Como não tenho interesse em adquirir mais bens, porque não posso esquecer que minha casa é uma mochila, e os quartos já estão extremamente cheios, ou seja, to carregando o dobro do meu peso na mochila e já tá suficiente. Só passei por Tacna. No ônibus, encontrei dois chilenos que me deram as informações que precisava: que seria melhor pegar um taxi particular para atravessar de Tacna até Arica, pois seria mais rápido para passar a fronteira. E também me deram dicas pra onde ir depois de Arica até chegar a Santiago (sim, eu não tinha essas informações até então). Encontrei também um Peruano, que só me deu noticia ruim e errada, como já to acostumada com os peruanos e suas noticias totalmente erradas e ruins, esperei pra ver o que era verdade: a primeira delas, ele me disse que não conseguiria passar pra Arica, porque tinha uma ponte quebrada na fronteira, e logo pensei... putz, que azar neh... mas to achando que é mentira rs. A segunda, é que eu ia perder muito dinheiro na troca de sole pra peso chileno em Arica, que o melhor era ter feito isso em Cusco. Meu, porque essa pessoa abriu a boca? Me diz? Fui descobrir mais tarde, que a fronteira estava bloqueada porque em épocas remotas, em uma guerra do Chile e Peru, haviam sido colocadas bombas nessa zona de fronteira, com as chuvas, muitas das bombas escorregaram para a beira da pista, e corria um serio risco de explosão. Isolaram a área para a retirada das bombas, mas já fazia um dia que estava desbloqueado... muito bem! Ou seja, desinformado. O cambio estava muito melhor na fronteira do que em Cusco, é obvio. Odeio pedir informação pra Peruano, porque além de não saberem as coisas, eles inventam. E são todos assim, tenho certeza. (momento de revolta RS)



Tacna – Arica
Bom, já saindo de Tacna, dividi o taxi com os chilenos que me deram a informação... gente boa demais os meninos! Foi bem tranqüila a passagem, realmente muito mais rápida do que de ônibus, que haviam filas enormes... e isso ajudou também com que conseguisse embarcar para Iquique ao meio dia, pois chegamos bem cedo a Arica. Não havia passagem direto pra Santiago, em nenhuma empresa... então a cidade mais longe que o ônibus levava sentido ao destino final era Iquique... ai fui!! Antes deu pra dar um role na cidade, tirar umas fotos, e ensinar o caminho pros Chilenos, que não conheciam a cidade. Como eu já tinha passado por ali, foi bem legal fazer esse papel. Comemos em um restaurantezinho bem simplezinho, mas o suco veio numa jarra de um litro! Sensacional... e o pao com queijo também tava bem bom!! Arica é muito linda... subi no morro, que não tinha dado tempo de fazer da outra vez, e a vista é sensacional... marzão azul escuro, cidade tranqüila, muito linda. Dali, voltei pro terminal e borá pra Iquique.



Arica – Iquique
A viagem foi tranqüila e curta... paguei 7000 pesos chilenos, e as 5:30 da tarde já estava em Iquique. Cheguei num terminal e tive que mudar para o outro terminal a 3 quadras do primeiro. No Chile, todas as cidades que visitei até agora são assim... tem dois terminais, e estão sempre a algumas quadras de distancia. No primeiro, não tinha passagens pra Santiago... só para segunda feira, e o dia de hoje é uma quinta! Senhor  amado, como assim!!!!! Eeeeeee Chile, de novo você vai fazer isso comigo de não ter passagens... menino mau! Fui pro outro terminal, e já sabem... eu tenho muita sorte, não tem outro nome pra isso... comprei a ultima passagem dos proximos 2 dias, pra hoje! Sensacional... fui dar uma volta rápida na cidade. Uma cidade linda, limpa, cheia de restaurantes bonitos e limpos, cheia de gente sorrindo, uma praia onde o sol se põe no mar... coisa linda de se ver. E muito cara também... pra comer, 2000 pesos chilenos um suco, o que é 4 dolares! Preço de São Paulo... pra quem tava acostumada com os preços da Bolivia e do Peru é um choque mais ou menos grande! Mas tai, vários prédios de frente pro mar, bonitos condomínios e restaurantes temáticos de frente pro mar... claro que ficou tudo no passar do olho, porque não ia rolar entrar pra comer! E também já conheço a historia... não ia ter um menu vegetariano. As vezes não ter dinheiro, não é a principal questão.

Iquique – Santiago
A viagem é realmente um pouco cansativa... 24 horas de ônibus até chegar a Santiago!! Uma paisagem neutra: montanhas sem fim, vegetação rasteira e um deserto.
Chegando em Santiago, já comprei minha passagem para Mendonza, na Argentina. Minha próxima parada será ai, terei 4 dias inteiros em Santiago, espero poder aproveitá-los bem! Cheguei aqui já com uma hospedagem maravilhosa me esperando, a casa da minha prima Angela, casada com um chileno. Ela mora um pouco longe do centro, mas o lugar é bem bonito e tranqüilo! Bom, vamos ver como faço pra chegar no centro amanhã!!
Ainda não tenho nenhuma imagem de como é Santiago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário