quarta-feira, 3 de abril de 2013

A vida na Cidade do México

Começo pedindo desculpas pela falta de acentuaçao correta. Isso me incomoda muito quando estou escrevendo, todas as vezes que passo por uma palavra e nao coloco acento, eu sei que está faltando algo, mas assim será, terei que escrever com esse pequeno incomodo, desculpe meus queridos leitores.

Bom, para nao passar em branco um post de como é viver no México e o que sao as pequenas coisas do dia a dia impactantes na diferenca cultural, venho aqui descrever a magia desse lugar, que me impressiona todos os dias, com o caos da cidade grande, e a beleza das suas diferenças.

Primeiramente, nunca tinha morado numa metrópole. Nao, eu nao fui criada em condomínio, com amigos de condomínio. O vídeo game nao era tao legal quanto o carrinho de rolima que a gente descia a rua de casa na velocidade. Vivi uma infancia em uma cidade de 40 mil habitantes e brincava com uma inchada para fazer pistinha de bicileta no quintal de casa, junto com mais um monte de muleques da minha idade.

Já morei em 2 ou 3 lugares diferentes, dentro e fora do país (em tempos longos) mas nunca, numa cidade de 20 milhoes de habitantes. Nem sequer meu próprio país me mostrou essa realidade, porque Sao Paulo pra mim nunca foi trabalho, ou horários de pico.

Vivendo na Cidade do Mexico, me sinto como no filme La belle verte, onde a mulher que decide ir visitar a terra começa a fazer perguntas idiotas a respeito da vida dos humanos nela.


Coisas curiosas por aqui: 

- O metro é sempre cheio, até aos domingos;

- Sempre tem transito, inclusive aos sábados e domingos e as vezes ele trava sem motivo. Travar significa fazer em 1 hora o que voce demoraria 10 minutos pra percorrer.

- Como se perde muito tempo em ir e voltar, as mulheres tem o costume de se maquiar no carro, ou no onibus. E elas usam muita maquiagem, isso é uma caracteristica muito forte aqui, a industria cosmética do México é gigante e eles sao a segunda populacao que mais consome produtos cosmeticos no mundo. É uma habilidade incrivel equilibrar a mao para fazer essas maquiagens, porque nunca é só um rímel e um batom! É delineador, contorno de sombrancelha, lapis de olho, sombra e etc... no final, o resultado sai perfeito!

- Eles comem tortillas em todas as refeiçoes e sem elas, eles nao comem. No restaurante sempre rola aquela pressao com as garçonetes pra encher o saquinho da tortilla (que vem cheio junto com o prato, mas que dá direito a uma segunda vez), que sempre acaba num piscar de olhos. Do tipo, o café da manha pode ser feito com tacos: tortillas com carne e queijo. O almoco pode ser de sopa de tortillas e o jantar de flautas: tortillas recheadas com batata, ou o que seja e fritas. É uma alimentaçao gordurosa, saborosa e perigosa!

- As frutas que estao por todos os lados, contém sal, limao e pimenta. Voce pode comprar um copo de mangas verdes com sal, limao e pimenta por um valor muito pequeno. Eles tambem comem salada de vegetais, que é a manga verde, cenoura ralada e uma raiz, parecida com uma batata, que se chama Jícama, isso é vendido em copos descartáveis, como para comer de café da tarde. Muito sal, limao e pimenta no sorvete também, se voce quiser.

- A personalidade do mexicano em geral é de fácil convivencia. Eles sao bem simpáticos, sorriem para voce, e numa relacao de pouca intimidade, sempre vao te tratar bem.

- O que acontece é que, eles nao sabem te dizer nao, e tem o costume de desmarcar as coisas em cima da hora, ou de inventar desculpas inimagináveis para se justificar. Eles se justificam muito, sempre. Já me acostumei, apesar de ter que me controlar com esse tipo de atitude, porque me irrita um pouco. Entao, por exemplo: depois de esperar sentada por alguns compromissos na porta do lugar (isso é muito ruim) eu nao caio mais nessa. E acredite, por mais chato que isso seja, eu nao tenho amigos mexicanos, e meus amigos de outros países também nao, ou muito poucos, como um ou dois. É um tal de fala que vai ligar, e nunca aparece... ou de combinar de ir num museu, jantar, cinema, e cade? (...)

- Vida de cidade grande é assim: a gente tem pouco tempo pra se relacionar. Compreendo um pouco disso também com minha relacao com as pessoas da cidade, mexicanos. Final de semana é com a família, eles nao tem tempo pra se dedicar aos programas dos intercambistas.

- Os finais de semana é possivel viver! Museus, parques, uma infinidade de 20 milhoes de coisas pra fazer. A vida cultural é gigante. Nunca fui tao satisfeita e alimentada por um lugar que expressa tanta cultura. As esculturas estao nas ruas, no centro, nos palácios, nos shows abertos, eventos pagos de música. E o melhor, o preço é acessível. É possivel fazer as coisas aqui sem ter que economizar dois meses para pagar um show do Calle 13 =)

- Gorjeta é costume aqui. Para todos que te prestam algum serviço. Flanelinha também sao os donos das ruas, voce nao acha um canto sem que tenha que pagar pra um deles.

- Tudo é mais caro pra estrangeiros, principalmente os taxis, e isso é muito frustrante!! Meu amigo veio da china pra cá, e ficou esperando o taxista fornecer um recibo do valor pago no taxi, mas ele deu uma folha em branco, um recibo para preencher a mao, ele mesmo. Ele disse que na China, os recibos saem diretamente do taximetro. hehehe... No Brasil, nao sei como estao os taxis em Sao Paulo, mas já passei por isso no meu proprio país, entao, nao me espanta muito que me cobrem a mais aqui. Mas, nunca deixo de dizer que eu sei que ele deu voltas a mais, porque o preço que me disseram está muito diferente do que o que ele me cobrou. Ser pasivo também já é demais.

- A cidade é perigosa a noite, e de dia também. Roubaram a carteira do meu amigo no onibus, quando tinhamos acabado de entrar, sentimos um movimento estranho, um pessoal nos empurrando sem motivo, porque nao estava tao cheio o onibus. Ficamos sem reaçao, ate que ele se deu conta que o haviam roubado.

- Os metros sao sujos e em forma de labirinto do lado de fora. É bastante perigoso a noite, porque nao tem iluminacao, e é dificil de voce achar a entrada, porque sao muitas barraquinhas de bugiganga que tomam uma dimensao enorme em volta das entradas.

- O pessoal das universidades, nao usam metro, muito menos transporte publico, que é péssimo. Metro escuro, com oscilaçao de energia, onibus que nao sao onibus, sao uns caminhoes pequenos, em más condicoes de conservaçao, e os motoristas fumam, bebem cerveja, correm como loucos e muitas vezes nao param para que os passageiros subam, porque eles simplesmente, vivem num jogo de ultrapassar o onibus da frente, para `roubar`os passageiros!!

- Existe uma espécie de Metro- Bus. Sao duas linhas principais de onibus que cortam a cidade de norte a sul com os principais pontos da cidade. Nao leva para zonas mais distantes, mas ajuda bastante. Eles tem vias unicas nas avenidas principais as quais estao.

Sempre vou ter um pé atras vivendo em uma cidade tao grande. Talvez em Sao Paulo eu me sinta mais em casa, com as pessoas que eu amo por perto. Aqui, a parte, a solidao é muito grande, o meio da semana é triste, cinza e frio. Vivo feliz 8 dias do mes, que sao meus finais de semana! Os outros dias, meu trabalho me consome e o transito tambem. Sim, eu gosto do meu trabalho! Ele nao é um simples trabalho, ele é um trabalho no qual me orgulho muito!

Acho que é só uma questao de que, entre Cidade do Mexico e Playa del Carmen, eu prefiro Playa del Carmen.






Nenhum comentário:

Postar um comentário