segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Arica - Chile - 30 de outubro, eu acho...



Vim sentada do lado de um cidadão de Arica, Manoel. Muito simpático, trabalhador, que se dizia muito apegado a família, tanto que estava indo visitar sua mãe e suas tias e deixar o trabalho um pouco de lado. Conversamos durante muito tempo, pois ele trabalha com construção civil, pelo que eu entendi (dificuldades de se falar com um nativo em espanhol) é como se ele fosse um empreiteiro e trabalhasse com montagem de cozinhas... aqui é assim, as empresas contratam empreiteiros para montar partes do apartamento. E ele veio me contando sobre o crescimento das cidades do Chile, que estão em constante desenvolvimento imobiliário e de turismo. Ele quis saber da onde eu estava vindo e para onde estava indo, e no meio da conversa, eu lhe disse que não havia dado tempo de comprar nada para comer, e que estava com um pouco de fome... a reação imediata dele foi de começar a abrir todas as coisas que ele tinha trazido para comer: bolacha doce, um biscoito salgado e um suco de caixa, dos grandes... hehehehe... tudo ele me oferecia e me dava na mão, pra eu segurar e comer... foi o que me salvou essa noite, porque só tinha almoçado em San Pedro! Aventura mermão!!! 
Me despedi das meninas na rodoviárias, ela seguiram a cusco direto. Eu fui logo comprar passagens para La Paz e..................... claro! O feriado! Não havia passagens para nenhum lugar, novamente. Para La Paz somente na segunda pela manhã. Eis que consegui a ultima passagem para Cochabamba, a cidade que vai me levar ao lago Titicaca. Desisti de La Paz. Não é pra ser, não será.
No entando, como o ônibus só sai pela noite, tirei o dia para ir a praia... nada mal depois de uns dias muito frios no salar. A cidade é muito bonita, o povo é muito bonito também. Dá pra perceber que é uma cidade mais rica, pois tudo custa caro, os carros na rua são em sua maioria novos e tem bons restaurantes, pelo menos a vista são bons, mas comi em dois outros lugares mais simples.
 Praia é sempre praia... aquela sensação de tranqüilidade, cabeça vazia... fiz uma pratica de Yôga em cima da minha bandeira do Brasil, num quiosquezinho que era tipo um guarda sol... ai sim, meu dia ficou mais laranja e azul! Uma tarde linda, de muito sol e muito mar... brisa boa da vida! Conheci dois peruanos de Arequipa, tiramos uma foto juntos para trocar contatos, pois quando eu for para lá, vou entrar em contato para que possamos nos encontrar.
Sai de Arica a 1 da manhã em um único ônibus que consegui comprar até cochabamba, pois não haviam mais passagens a La Paz, nem por decreto nacional.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário